sexta-feira, agosto 04, 2006

LLEVAME CONTIGO...

Muita cultura, bastante comida gostosa, gargalhadas, lágrimas (minhas e de Emília, por supuesto!) e tudo mais. Foram dias intensos de grande agitação. Não senti a altitude como muitos me preveniram, mas senti muito cansaço. Cheguei hoje e ainda estou encantada com tudo que vi. Foi uma viagem perfeita e mágica. Rara em todos os sentidos. Fiz novos amigos, solidifiquei velhas amizades... Serei eternamente grata aos meus queridos Eliseo e Emilia por terem me proporcionado momentos tão especiais! Com eles a diversão era garantida! Bailamos ao som de Los Mariachi, conversamos, cantamos: “...llevame contigo, aunque tenga que sentir dolor...”, matamos a saudade. E esses momentos, é claro, sempre brindados com aquela bebida típica, extraída do cacto. Qual? A TEQUILA, lógico. E para tomá-la, todo um ritual. Sal, limão e ‘sangria’. Aí é soltar o versinho: “Acima, abajo, al centro e a dentro”. Uma delícia!

O México foi berço de várias civilizações nativas americanas avançadas, das culturas mesoamericanas, como a civilização Maia e os Aztecas. É difícil descrever paisagens como as que vi. O charme de PUEBLA, a pequena CHOLULA e suas mais de 360 igrejas, uma para cada dia do ano. As ruas estreitas de TAXCO com íngremes subidas e deliciosas descidas. As famosas pirâmides de TEOTIHUACÁN, que significa “o local onde os homens se tornam deuses”, realmente só podem ser obras de Deus, de tão perfeitas. Esta última cidade é uma das mais impressionantes do mundo antigo. Foi fundada antes da era cristã. E aquelas construções, com toda a sua beleza, mais parecem verdadeiras obras de arte! Os templos e pirâmides deste sítio arqueológico refletem a grandiosidade de um povo, mas ainda não revelou a sua história. E esse mistério é o que encanta!

O nosso mundo é cheio de coisas lindas e jamais imaginadas por nós. Não posso dizer que gostei mais de um lugar ou de outro. Todos são diferentes e têm suas particularidades. Adorei poder aprender mais sobre essa cultura e sobre a civilização que povoou essas terras antes que os espanhóis as invadissem. Muitas coisas foram destruídas, é verdade, mas aquelas ruínas têm em si uma história própria, uma energia única, algo que só sentimos quando estamos lá, frente a toda aquela maravilha. Diz a lenda que a pirâmide da Lua suga a energia das pessoas e a do Sol, revigora. Bom, eu saí de lá revigorada! É difícil imaginar como o homem conseguiu chegar ao topo daquelas montanhas transformando simples pedras em verdadeiros templos de adoração. Muitas pirâmides foram destruídas, mas ficaram as ruínas. E com elas, todo o mistério de um povo! Como pode o ser humano conseguir fazer algo tão lindo e perfeito? Não sei! Mais um mistério. E isso é algo impenetrável à razão humana, tudo que a nossa inteligência é incapaz de explicar ou compreender, por isso é DIVINO!

“...QUE LASTIMA PERO ADIOS, ME DESPIDO DE TI Y ME VOY...”

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Flavinha, deve ter sido o máximo mesmo... Como sempre, vc tem o dom de passar emoções com as palavras e esse seu texto me fez 'viajar'. Me ´senti lá!! Um beijo grande e bom retorno!