terça-feira, julho 18, 2006

É PRECISO AMAR!!!

“...e eu possa me dizer do amor que tive. Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure...” (Vinicius de Moraes)

Hoje em dia é bastante comum discutir casamento, relacionamento, amor e sentimentos. Deve ser por isso que as pessoas procuram estar bem ‘informadas’ no que diz respeito ao assunto. Porque escolhi você? Amar pode dar certo; Porque você mente e eu acredito? Como sobreviver à perda de um amor? Como sobreviver ao casamento? Pare de levar foras; Como encontrar um marido depois dos 35... E por aí vai. Esses são títulos bem sugestivos de companheiros inseparáveis da cabeceira de muitas pessoas. Mas será que livros de auto-ajuda ou qualquer conhecimento adquirido em novelas e programas de TV vão realmente ajudar quando o assunto é amor? Não sei! Só sei que muitos se esquecem de que para amar é preciso dar oportunidade ao amor. É preciso parar de esperar pela pessoa perfeita para só então ‘experimentar’ este sentimento.

Muitas vezes ficamos presos a conceitos, modelos, padrões e nos esquecemos de que para sentimentos não existem ou, pelo menos, não devem existir regras. Sentir já é tão raro. Por que então desistir sem ao menos tentar? Será mais uma vez aquela velha história do medo? Medo de não acertar? Medo de não encontrar o ‘certo’? Mas o que é o certo anyway? Ficamos em busca do amor perfeito, do relacionamento perfeito, da pessoa perfeita e nos esquecemos de que nada, nem ninguém, é perfeito. Mas qual seria o segredo de amar? Em um ensaio sobre as Mil e Uma Noites, o escritor Rubem Alves diz que a arte de amar é a arte de não deixar que a chama se apague, mesmo que a vela vá se consumindo. Eu arriscaria dizer que não existe segredo para isso, existe vontade. Primeiro, é preciso querer experimentar o amor (acender a chama); depois, querer que dê certo (mantê-la acesa). E isso implica doar-se de corpo e alma na relação. Então vamos cuidar para que o amor não seja apenas a chama de Vinicius, mas que seja como nas Mil e Uma Noites tão bem lembradas por Alves onde:

“...os amantes podem ter a esperança de que as madrugadas não terminarão com o vento que apaga a vela, mas com o sopro que a faz reacender-se...”


por Flávia Ferreira

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa amei esse texto também. Aliás amiga, onde vc anda arrumando tanta inspiração? rsss Tem alguma chama acesa aí hein...ou que vc nunca deixou se apagar...me conte!

Anônimo disse...

Flavinha minha cara, até concordo em gênero e número com o que vc disse, só não digo em grau porque acho que às vezes a vela queima por inteiro. NO meu caso acho que aconteceu isso...Eu bem que tentei manter a chama acesa, mas ela não. E se não é de ambas as partes não dá! Mas acho o que vc escreveu como sempre fantástico! Maravilhoso e profundo. Tens toda a razão nesse título: É preciso amar...mesmo com todo sofrimento passado e decepções, não podemos desistir nem ter medo nunca..