quarta-feira, setembro 13, 2006

E ESSA TAL FELICIDADE

“Felicidade é uma árvore de dourados pomos. Existe sim, mas nós não a encontramos, pois nunca estamos onde nós a pomos e nunca a pomos onde nós estamos...”

Uns fogem de casa para serem felizes, outros voltam para casa atrás da felicidade. Uns se casam achando que esse é o caminho, outros se separam buscando uma saída. Em minhas conversas por aí, tenho tido a nítida impressão de que muitas pessoas estão desesperadas e com medo. Desesperadas por não conseguirem ‘encontrar’ a felicidade e com medo de nunca atingir tal estado. Esta busca se torna exaustiva e infinita, pois, acredito que ninguém é feliz em sua plenitude. Por que as pessoas insistem em ser felizes e não em estar felizes? Por que ficam presas, fixas à idéia de que um dia encontrarão a ‘chave’ da tal felicidade? Como se a nossa vida fosse uma porta que pudesse ser aberta com uma simples chave. Para mim não existe um estado de felicidade, nunca houve. Eu acredito em momentos felizes. E é por isso que procuro vivê-los intensamente, pois sei que cada momento é único e não se repetirá jamais.

As pessoas preocupam-se tanto com o SER feliz que não percebem o ESTAR feliz e colocam sempre no outro a responsabilidade disso acontecer. “Por favor, me faça feliz...” Buscar a felicidade no exterior não é o caminho. Não pode ser! Precisamos nos doar mais e cobrar menos. Posso não ter tudo aquilo que quero, mas eu preciso querer tudo aquilo que tenho. E a escolha é minha, de mais ninguém. Se eu não me permitir estar feliz em alguns momentos da minha vida nunca poderei saber o que é felicidade. E se nem eu sei atrás do que estou correndo, de que vale a busca disso então? Afinal de contas, quando não sabemos o que procuramos, qualquer coisa que encontrarmos serve...

“...a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade...” (Mário Quintana)


por Flávia Carvalho

3 comentários:

Zeca-DF disse...

Flávia, super legal essa post. Temos grandes exemplos de escritores que falam muito da nossa felicidade, Roberto Shinyashiki e Roberto Bo Goldkorn.
"Muitas pessoas pensam que a felicidade somente será possível depois de alcançar algo, mas a verdade é que deixar para ser feliz amanhã é uma forma de ser infeliz."

(Roberto Shinyashiki)

Anônimo disse...

Flavinha,tens uma profundidade, uma intensidade de ser, do ser, que te distingue, te coloca em uma dimensão bem maior dos comuns mortais. Tenho o maior e santo orgulho de te conhecer e te sentir tão especial!

Anônimo disse...

Bom dia Flávia!!
“Felicidade é uma árvore de dourados pomos. Existe sim, mas nós não a encontramos, pois nunca estamos onde nós a pomos e nunca a pomos onde nós estamos...”
estas palavras tem um sentido muito grande em minha vida quando adolescente eu a li, estou passando uma dificuldade enorme neste momento a concretização de uma separação que está presente desde o inicio da relação 10 anos!!,e hoje lembrei e procurei estas palavras,a felicidade existe sim temos que realmente adquirir uma sencibilidade tenua entre a razão e a emoção, eu estive com a felicidade em minha porta,janela,jardim enfim todas as partes de minha vida,mas, rezolvemos sempre,sempre,sempre po-la em lugares longes onde não podemos alcançar mais.

Alex Ribeiro