quinta-feira, fevereiro 09, 2006

SABER VIVER

Autenticidade, simplicidade, plenitude, respeito! Quatro palavrinhas capazes de produzir um efeito considerável na vida de quem conseguir não só aprendê-las, mas praticá-las durante a incessante busca do conhecimento e amadurecimento interior. Com elas eu aprendi a viver a vida no sentido absoluto da palavra. Aprendi que o sofrimento toma conta de mim quando vou contra as minhas verdades. Sinto-me triste e angustiada porque deixei de ser autêntica. Ser autêntica é ser digna de fé. Aprendi que ser simples não é ser tola ou parva. É fazer o que acho certo, o que gosto, quando quero e sempre no meu próprio ritmo. Isso também é viver em plenitude. Desisti de reviver o passado e preocupar-me com o futuro. Agora vivo o presente, pois é hoje que tudo acontece. O ontem já se foi e o amanhã talvez nem virá. A conseqüência deste agir é uma profunda e singular paz interior. Aprendi que só estando em paz comigo mesma, consigo ser feliz e fazer outro alguém feliz.

Há momentos em nossas vidas em que precisamos tomar muitas e, às vezes, definitivas decisões. É hora de parar e compreender o quanto é nocivo forçar alguém ou alguma situação só para realizar o que queremos, mesmo sabendo que cada um tem a sua hora. A tristeza, a dor e o sofrimento podem ser intensos, mas jamais serão eternos. Aprendi que o meu momento nem sempre é o momento do outro e nem posso querer que seja. Isso se chama respeito. Tenho absoluta certeza de que ainda tenho muito para aprender nessa vida; muito a ganhar, muito a perder, muito a dividir, seja com um outro, seja com outros. Mas sei também que se eu conseguir colocar a minha mente a serviço do meu coração, a minha razão tornar-se-á uma grande aliada e não mais uma rival.

São estas quatro palavrinhas que, juntas, fazem toda a diferença em qualquer processo de maturação. AUTENTICIDADE, RESPEITO e PLENITUDE para SABER VIVER com SIMPLICIDADE esta breve seqüência de fenômenos que se renovam em ordem constante chamada VIDA.

2 comentários:

Anônimo disse...

SIMPLESMENTE fantástico!! Os seus pensmentos, suas idéias e, é claro, você também. Sempre te admirei pela tua sinceridade e simplicidade em falar as coisas. Realmente você se auto definiu muito bem. É uma mistura de menina e mulher que encanta a todos que estão à sua volta!! Um beijo grande do seu amigo.

Anônimo disse...

ÀS VEZES AMIGA, É PRECISO TAMBÉM TER ALEGRIA, PRA PODER DISCERNIR, ACEITAR MAIS...LINDO TEXTO, SÓ UM POUQUINHO TRISTE!!!!