quinta-feira, janeiro 17, 2008

FUNDAMENTAL É A BELEZA DA VIDA!

Afinal, o que é ser belo? Eu não quero parecer hipócrita, mas prefiro pensar que a beleza é um estado de espírito. Você já reparou como aquelas pessoas que estão felizes são sempre mais belas? A beleza não pode vir daquilo que é esteticamente perfeito, até porque não existe nada esteticamente perfeito. O que hoje pode ser belo, amanhã pode ser o feio e vice versa como já aconteceu. Há muitos séculos, a beleza estética estava nas curvas, nos corpos redondos e as musas inspiradoras de muitos artistas eram bem rechonchudas. Hoje em dia cultua-se um padrão de beleza fora da realidade. As mulheres são extremamente magras que mais parecem manequins de lojas que, de tão frágeis, a qualquer momento podem se quebrar.

Pois é, ser belo é realmente difícil e às vezes dói. Dói porque a sociedade cobra e impõe padrões de beleza que nossos organismos nem sempre vão conseguir alcançar. Estão constantemente nos comparando com as ‘Giseles’, as ‘Luanas’, os ‘Rodrigos’ e os ‘Gianecchinis’ da vida. E nessa frustração constante as pessoas vão se tornando cada vez mais escravas de padrões.
Para mim a beleza está nas grandes e nas pequenas coisas: nos livros, nas boas conversas, nos abraços, nos beijos sinceros, nas palavras carinhosas de pessoas que amamos, nas amizades verdadeiras. Muitas vezes a beleza pode estar num simples gesto. Hoje presenciei uma cena que me fez refletir sobre isso. Estava saindo de casa e no jardim do meu bloco havia um casal de velhinhos. A senhora estava em uma cadeira de rodas e o senhor, que devia ser o seu marido, estava empurrando-a com grande dificuldade, já que nem ele conseguia andar direito. Em certo momento, os dois pararam e ele retirou um potinho e começou a alimentá-la com todo carinho. Ela parecia distante e mal conseguia se mexer. Mas ele com toda paciência olhava atentamente para ela. E aquele olhar me tocou. Talvez o mais belo olhar que eu já tenha visto de tão sincero e verdadeiro. São nesses momentos solitários de descoberta que podemos reconhecer o quanto a estética se torna pequena quando comparada aos belos sentimentos da vida...

“...Porque beleza é fundamental, mas auto–estima é imprescindível. Porque auto-estima é levantar ao amanhecer e lembrar que você está vivo para mais um dia e agradecer ao Ser Supremo por sua vida. É olhar-se no espelho e se achar linda e gostosa, mesmo com uns centímetros a mais na cintura, cabelos faltando ou muitos já brancos. Ter auto-estima é ter autoconfiança, é ser feliz, ter auto-respeito, ser segura, ser humilde, franca e transparente. É gostar do mundo. E de si...”


por Flávia Carvalho

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Flávia! Que bom que voltastes...
Sou sua fã!
Estava mesmo pensando a respeito da beleza, esses dias. O que é ser belo? O que á a beleza real?
E com o seu texto percebi que o belo é sentir o belo dentro da gente, esquecer o que pensam de nós e como querem que sejamos. A sociedade impõe muitos padrões: magro e gordo, rico e pobre, alto e baixo, mas e o sentimento verdadeiro, o que não se mensura com nenhum tipo de instrumento ou ferramenta, aquela sensação de bem-estar que sentimos quando estamos com alguém que gostamos de verdade? Onde fica? Em qual posição no ranking de prioridades? Infelizmente, o que sentimos, às vezes é reprimido pelo que achamos que precisamos sentir e não pelo que deveríamos lutar pra continuar sentindo... Ow! Que confuso! Enfim, adorei o texto, e a instigo para falar um pouco sobre a subjetividade do tempo. O que é o tempo? Vamos trocar mais figurinhas sobre esses assuntos...
Beijo grande
Erika Barreto
erikasbarreto@gmail.com

Anônimo disse...

Por seu conceito de beleza, você é linda para mim.