terça-feira, novembro 06, 2007

LOUCURA É SER NORMAL!

Durante a vida criamos tantas máscaras e tantos códigos que nos afastam de nosso verdadeiro EU-pessoal. Mas por quê? Esta era uma pergunta constante em meus questionamentos, porém, sempre sem resposta. Isso porque eu buscava a resposta nos outros e ela não poderia vir de ninguém mais, senão de mim mesma. Ou seja, caímos no auto-conhecimento, declarado por Sócrates, 4000 anos atrás, "Conheça-te a ti mesmo", primeiro preceito psicológico que, ainda hoje, muitos não seguem. Infelizmente existem muitas pessoas que não acreditam em terapia, em psicologia, em psicanálise ou qualquer tipo de ajuda profissional. E ainda somos obrigados a ouvir que de nada serve tratamento algum. É, realmente devo concordar que de nada vai servir nenhum tratamento quando a pessoa não quer se tratar, não quer crescer, não quer amadurecer. Outros ainda acham que terapia é coisa para loucos. Ora, quem será neste mundo que não tem um pouco de loucura? O mais louco de todos pra mim é aquele que se diz “normal”.

Sei que vivemos num mundo voltado para o externo, para o material, para a modernidade. Hoje, com todo esse avanço tecnológico e todo automatismo que a vida nos impõe, realmente é difícil parar para pensar em nós mesmos. E muitas vezes nos falta “tempo”, ou pelo menos esta é a nossa desculpa. Mas eu acredito no auto-conhecimento, acredito na busca constante de minhas ilusões, do meu EU verdadeiro, das minhas fantasias e das minhas realidades. E definitivamente a terapia me ajudou muito a “decifrar” certos códigos criados por mim, ao longo do tempo, e entender o porquê de tê-los criado. É fácil culpar quem está de “fora”. Difícil é querer realmente enfrentar nossa interioridade profunda, assumir e aceitar que a mudança não depende do outro, mas, sim, única e exclusivamente de nós mesmos. Eu costumo dizer que a minha terapeuta foi uma amiga de silêncios consentidos e a guia de uma intrépida “viagem” rumo ao desconhecido. Eu aprendi que aquelas respostas tão procuradas ao longe, sempre estiveram muito próximas: dentro de mim!

“(...)porque é por esta estrada iluminada do auto-conhecimento que o homem vai poder confrontar seus valores sempre questionáveis, expandindo sua consciência gradativamente, explorando seu interior escuro; pois é nas cavernas de sua ignorância que vai encontrar a luz de seu inconsciente, parte de si ignorada e que, deixando de ser, descobre quem é, e por esse caminho deixa de ser escravo e de escravizar, não se submetendo mais à manipulação social ou não mais à pratica(....)” AGENOR F. VETTORE, psicólogo


por Flávia Carvalho

3 comentários:

Anônimo disse...

Estava passando num blog de uma amiga e achei o seu! Adorei. Ainda bem que vc voltou, pelo que li aqui vc tinha ficado um pouco distante. Realmente seus textos são maravilhosos. Acho que vc escreve muito bem e o que é melhor, consegue passar pro papel sentimentos. Isso é tão raro! PARABÉNS viu?

Valentina disse...

sempre mega brilhante minha amiga.
Amo tanto mas tanto vc, obrigada pela mão estendida para a amizade como hoje!!!

Tânia Vieira disse...

Que bom que voltaste...estava sentindo falta de seus textinhos motivadores...bjos!!!