sábado, fevereiro 23, 2008

FORMIGA OU CIGARRA: ESCOLHA SUA VIDA!

“...tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar, tempo de buscar e tempo de perder, tempo de estar calado e tempo de falar, tempo de amar e tempo de aborrecer, tempo de guerra e tempo de paz ...” (AGOSTINHO DE HIPONA)

Aparentemente não há nada de intrigante e descomunal nas palavras desse sábio filósofo, até o momento em que se pergunte: Mas o que é o TEMPO afinal? Realmente definir tempo é muito subjetivo. Cada vez mais concluo que ele é algo pessoal e intransferível. De acordo com a idade ou momento de vida, sentimos sua passagem de forma diferente. Quando se é criança, parece que o tempo demora tanto a passar, pois esperamos uma eternidade por aquela tão sonhada festa de aniversário... Já na adolescência ele parece passar no momento certo, tudo é simples e os sonhos é que talvez sejam complexos. Mas, quando adultos, a impressão que dá é de que realmente o tempo voa. E voa tão rápido que nem dá tempo sequer de pensar em tempo! Quando eu tinha 18 anos achava que as pessoas de 30 eram velhas. Imagine só. Pensava que eu era madura e experiente só porque morava sozinha e tinha um trabalho que me dava um dinheirinho e uma certa independência. Ledo engano. Hoje eu vejo que quanto mais o tempo passa, mais eu tenho a amadurecer.

Mas e pra você, o que é o tempo afinal? Pra mim, tempo não pode ser medido em segundos, minutos, horas, dias, meses ou anos. Pergunte a alguém que está na prisão cumprindo uma pena de 30 anos, ou para uma pessoa que está na fila esperando por um transplante para continuar vivo. Tenho certeza de que serão definições totalmente diferentes. Para mim, ‘tempo’ são aqueles momentos da vida que me fazem sentir realmente VIVA e FELIZ! Não tenho muitas certezas nesta vida... Mas, a cada dia que passa, chego à conclusão de que momentos assim são raros e por isso devem ser bem aproveitados. É preciso vivê-los intensamente. É preciso celebrar as coisas mais simples e tentar fazer de nossa vida um acontecimento magnífico.

Acredito que todos devam conhecer a fábula da cigarra e da formiguinha. Então, permito-me aqui, neste espaço, uma crítica ousada ao nobre poeta francês, La Fountain, pois acho que é melhor viver UM dia como ‘cigarra’ do que 100 anos como ‘formiga’!

“O que é o tempo? Se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei." (SANTO AGOSTINHO)

por Flávia Carvalho

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Flávia,

Tudo bem amiga, só lembrando que o trecho com o qual você iniciou esta postagem não é originalmente do filosófo, e sim do sábio Salomão, aquele que escreveu os provérbios.

Concordo plenamente com você amiga sobre esta análise do tempo, eu realmente acredito que seja assim, o meu tempo não é o seu tempo e o seu tempo não é o meu tempo, costumo dizer às pessoas que há tempo adequado pra cada coisa em minha vida, geralmente quando me perguntam porque não estou estudando, porque não comprei um apartamento, porque não estou casado e por aí vai. Nossa sociedade quer a todo tempo impor condições às nossas vidas, regras etc... Livre Arbítrio? Será que o tempo vivendo em sociedade?

Eu também discordo do La Fontaine, eu aproveito a minha vida de uma forma saudável, assim imagino, prefiro muito mais alguns dias por semana de cigarra e alguns dias de formiga, viver só como formiga? Deus me livre, quero viver, não quero juntar fortuna.

Estou com saudades de você, aproveita e visita meu BLOG, veja uma pensata sobre violência.

Beijos,
Itamar Matos (Ita)

Galego disse...

A casa da Flávia é um ambiente mágico. A Flávia é instigante.
A Flavinha tem um pouco de Formiga e um pouco de Cigarra;
É um tanto filosófica e às vezes leiga;
Muitas vezes religiosa, outras laica;
Quase sempre uma mestra, outras encantadoramente dislexa;
As vezes séria demais, outras tantas cômica;
Algumas vezes indecisa, muitas vezes determinada;
Muitas vezes suave como uma brisa. Outras tantas dura como uma rocha;
Sempre feliz. Sempre uma grande amiga. Sempre admirável. Sempre um presente.
Feliz aniversário.
Adauto.

Anônimo disse...

Por isso é que sou 15