sábado, junho 02, 2007

"O HOMEM É CONDENADO A SER LIVRE"

“É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz”

O paradoxo de idéias lançado por essa afirmação de Jean Paul Sartre enfatiza o peso da responsabilidade de sermos livres. Quanto mais livres, mais atormentados! Parece que o homem está se tornando cada vez mais fraco e refém de sua própria liberdade. Refém porque, ao se deparar com a liberdade, o ser humano se angustia, fica com medo, já que ela - a liberdade - implica escolhas. E só o próprio homem poderá fazê-las. Às vezes seria melhor optar por não escolher. Por isso que alguns preferem permanecer calados e, dessa forma, acreditam que não foram obrigados a optar. Tolice! Até o fato de não agir já é uma escolha; ou seja, estamos escolhendo o tempo inteiro. Não há como fugir. A escolha de adiar os riscos, pensando que assim podem-se evitar erros, culpas ou sofrimentos, talvez acabe adiando apenas a sua própria existência. E como resultado disso teremos um bando de pessoas cada vez mais fracas, individualistas, infelizes e com menos capacidade para amar, pois o amor também é uma escolha. A sociedade contemporânea vem carregando esse peso. Mas, ao que me parece, não o tem suportado bem.

Liberdade é o que todos querem; ou melhor, o que todos dizem querer! Mas, ao mesmo tempo, não conseguem viver com ela. A liberdade assusta! Muitos costumam dizer que antigamente era mais fácil; que a vida era mais simples; que as coisas aconteciam de maneira mais “certa”; que as pessoas eram menos complicadas... Mas o que mudou? Talvez para as gerações passadas fosse mais fácil porque, na maioria das vezes, os outros é que faziam as escolhas por nós. E seguir ordens é mais cômodo, não requer tanto esforço emocional. As pessoas faziam apenas o que lhes era dito e tudo estava resolvido. Assim realmente fica mais fácil. Arriscar-se, procurando ser autêntico e respeitando seus sentimentos, é uma tarefa árdua. Mas nenhum ser humano nasce pronto. Tudo vai depender de nós! Há uma frase de Sartre que diz o seguinte: “O importante não é o que fazem de nós, mas o que nós próprios fazemos daquilo que fazem de nós.” Então não adianta ficar de braços cruzados reclamando, porque a vida não pode e não vai nos dar mais do que aquilo que escolhemos buscar. Claro que dar um passo adiante é assustador e intimida. Assusta porque carrega, no seu todo, rompimentos e decisões que nem sempre temos certeza de que serão boas. E o medo de sofrer acaba nos impedindo de viver. Talvez seja esse medo que leva tantas pessoas a persistirem no erro por tempo indeterminado. Mas e aí, o que resta afinal? Na minha opinião são dois os comportamentos possíveis e, mais uma vez, caberá a nós esta escolha: ou caímos numa inércia de alma quase equivalente à morte, ou nos atiramos de cabeça neste abismo profundo e misterioso que é a vida!

“Liberdade! Essa palavra que o sonho humano alimenta; que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” (CECÍLIA MEIRELES)




por Flávia Carvalho

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Flávia, entrei sem querer em seu BLOG e gostei do que vc escreve. Gosto de Sartre, e acho que foi bem conveniente s sua reflexão. Casualmente moro em BSB. Um abraço, Daniela

Unknown disse...

Olá Flávia, estava eu fazendo uma pesquisa de filosofia que foi solicitada por minha professora da mesma e então encontrei essa reflexão escrita por você! Muito profunda e clara ao nosso entendimendo.. ser livre pra voar ser livre pra sentir... ser livre querendo ou não somos livres!
continue assim um abraço! Islan de Castro Cachoeira-Ba!!!

Anônimo disse...

oI Flávia, adorei seu post, entrei aqui sem querer e adorei! eh isso aih! beijos

Anônimo disse...

Cara Flávia, que belo texto. Enfático! Não por acaso caí aqui. Sua frase estava repercutindo pela Facebook "ou caímos numa inércia de alma quase equivalente à morte, ou nos atiramos de cabeça neste abismo profundo e misterioso que é a vida!". Amei! Acesse-me: http://webertgomes.blogspot.com

Passarei mais vezes por aqui.

Abraço!