segunda-feira, junho 18, 2007

PERFEIÇÃO OU “PERFICÇÃO”?

Por que será que ainda existem pessoas que insistem em querer alguém perfeito? Não há sensação mais irritante do que você sentir que está sendo posto à prova o tempo inteiro. Essa sensação de ter que pisar em ovos, com medo do que vai falar, com medo do que vai sentir, com medo de agir porque aquelas perguntinhas ordinárias ficam ecoando na mente: “Será que ele(a) ficou chateada com o que eu disse?” “Será que ela(e) não gostou da minha atitude?” “Será que eu estou me esforçando para corresponder às expectativas dele(a)?” Será? Será? Será? Chega! É hora de dar um basta nessa situação. Quem cria as expectativas é você e não o outro. É você que alimenta ilusões. O amor que se idealiza é um amor fantasioso. Muitas vezes criamos tantas expectativas em cima de um “alguém” que pode ser tudo, menos real. Afinal de contas, você se apaixona pelo que as pessoas são ou pelo que você quer que elas sejam? Pode estar acontecendo uma competição acirrada e desleal entre o “ser” tão sonhado e a pessoa que você tem ao seu lado. Pense e reflita.

Quem fantasia demais nunca vai conseguir se realizar emocionalmente porque quanto mais buscar a perfeição, mais se afastará da realidade e, consequentemente, das pessoas. Esse ideal de relacionamento ou de amor só existe na imaginação. O mundo dos sonhos é maravilhoso, mas não podemos viver nele o tempo inteiro. A realidade é outra. As pessoas erram, caem, arrependem-se, levantam-se. Pode até ser que você discorde de mim e diga que encontrou alguém perfeito! Parabéns, mas eu continuo duvidando de que você vá encontrar alguém que corresponda exatamente a tudo aquilo que sempre sonhou. Esse alguém mega, ultra e super maravilhoso não vai estar sempre de bom humor nem será sempre tão compreensivo com seus defeitos. Um dia ele pode e vai errar. Assim como você também. Eu acredito muito no amor. Mas acredito no amor maduro e não idealizado. O amor maduro é exatamente aquele em que se ama a pessoa pelo que ela é, com seus defeitos e qualidades, e não pelo que se gostaria que ela fosse. No dicionário, PERFEITO quer dizer isento de defeitos. Quem nesse mundo não tem defeitos? Pior do que acreditar em alguém perfeito é exigir do outro, algo que nem você mesmo chega perto. Pense nisso!

por Flávia Carvalho

7 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Joana. Leio seu blog desde o começo, mas nunca havia deixado um comentário. Confesso que já estava perdendo as esperanças, achando que o mundo acabava depois do fim de um grande amor. Mas suas palavras me fizeram acreditar mais em mim e na minha capacidade de dar a volta por cima. Esse último texto foi PERFEITO, em todos os sentidos. Cansei mesmo de “pisar em ovos” como você disse. E se a pessoa quer alguém perfeito, que vá ficar eternamente buscando,. Porque tenho certeza que não encontrará. Um grande abraço e parabéns Flavia. Obrigada por me fazer acreditar que é possivel ser feliz de novo.

Anônimo disse...

Passamos a vida tentando encontrar a pessoa perfeita sem ao menos saber que a perfeição jamais será alcançada. Acho que a perfeição está exatamente em aceitar a imperfeição do outro! Grande abraço, Julio

Anônimo disse...

Esse texto foi escrito pra mim. É impressionante como vc consegue captar pensamentos, sentimentos e transformá-los em palavras. Sem comentários!

Anônimo disse...

Quando se deseja algo perfeito não se acha, quando um coração clama por um amor não se acredita, quando choramos por alguém esquecemos de chorar por nós mesmo, quando estamos cegos para o mundo parece que o mesmo está cego para nós....
Muitos dizem eu te amo com uma facilidade, mas esquecem do verdadeiro sentimento, perdem a razão como se um simples gesto fosse mudar o mundo, poderia mudar se fosse verdadeiro e não um ato espontâneo.....Mas uma coisa com certeza hoje eu posso dizer.......eu não sei se achei a perfeição, mas pra mim você e o seu sorriso são perfeitos, te adoro Flavinha com suas perfeições e principalmente com seus defeitos.
Beijos!!!!!!!

Zeca-DF disse...

Vc é demais!!!!
Bj

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Valentina disse...

Querida, fiz um texto que considero o meu melhor, passa lá pra ler e me diz se vc gostou!!!