sexta-feira, dezembro 01, 2006

VIVER OU NÃO VIVER: ESTA É A QUESTÃO!

“O Universo não é uma idéia minha. A minha idéia do Universo é que é uma idéia minha. O único mistério do Universo é o MAIS e não o MENOS. Percebemos demais as coisas — eis o erro, a dúvida. O que existe transcende para mim o que julgo que existe. A Realidade é apenas real e não pensada." ALBERTO CAEIRO (Heterônimo de Fernando Pessoa).


Que bom seria se esperássemos menos e vivêssemos mais. Se percebêssemos menos e sentíssemos mais. Se julgássemos menos e compreendêssemos mais. Devo admitir que este ‘MAIS’ é muito difícil. Será que quando estamos vivenciando uma determinada situação, somos capazes de olhar de fora e questionar porque estamos ali? Será que as coisas têm que ser sempre opostas? Assim como o oposto do dia é a noite, do claro é o escuro, será que o oposto do sonho é a realidade? Mas o que é realidade e sonho? Qual deles permanece? Parece que existem dois mundos distintos: sonho e realidade. Uns procuram viver só no mundo real, outros querem viver no famoso “da lua”. Eu acredito que podemos e devemos viver em ambos. A minha vida tem sido uma mistura dos dois. Não acredito que sonho e realidade sejam opostos, prefiro acreditar que eles se completam. E para sermos completos temos que permitir certas experiências de fracasso, de fraqueza, de tristeza. Não podemos ser fortes o tempo todo. Algumas vezes a realidade dói, mas temos que enfrentá-la.

Não podemos viver achando que o mundo é uma maravilha, que não existem problemas, que não existem tristezas. Com o tempo as flores murcham, os heróis adoecem, os belos envelhecem, os príncipes podem virar sapos e as princesas pererecas. É como se o destino nos acordasse violentamente de um sonho. Mas também não podemos viver achando que não existem pessoas honestas, sinceras, fiéis, que todo mundo é egoísta e que os sentimentos não podem ser verdadeiros. Alto lá! Assim como a unanimidade é burra, eu diria que todo extremo é, no mínimo, covarde. Sei que é muito difícil não fugir quando sofremos alguma decepção ou quando um sonho se desvanece, mas sei também que não devemos ficar eternamente querendo saber os ‘porquês’disso ou daquilo ter acontecido. O universo muda as perguntas. Não adianta conhecer as respostas anteriores. Dali por diante é uma nova experiência, uma nova vida, são novos sentimentos. A realidade já me foi cruel por várias vezes. Apresentou-se nua e crua como costumam dizer por aí. Fiquei incrédula, senti um aperto na alma, quase quis desistir de sonhar, mas percebi que nada pode ser maior do que o meu sonho. Pode até parecer paradoxal, mas é sonhando que vivo a realidade, porque “a realidade, nada mais é do que o sonho perseguido com determinação e constância em nosso dia-a-dia". Tenho certeza de que pessoas se decepcionariam MENOS, chorariam MENOS, sofreriam MENOS se realmente conseguissem viver MAIS!

"... há sem dúvidas quem ame o infinito, há sem dúvidas quem deseje o possível, há sem dúvidas quem não queira nada. Há 03 tipos de idealistas, e eu, não sou nenhum deles. Porque amo infinitamente o finito, porque desejo impossivelmente o possível, porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser, ou até se não puder ser ... " (FERNANDO PESSOA)

Um comentário:

Zeca-DF disse...

Flávia, a sua maturidade é incrivel e tenho certeza que muita gente reflete o seu espelho. A realidade e os sonhos se completam pelo desejo.
Zeca