quinta-feira, novembro 09, 2006

VOCÊ TOMA O VENENO MAS ESPERA QUE EU MORRA?!?!

"O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde."

Sempre existe um momento na vida em que pensamos: Tá bom, já chega. Isso é o bastante! Mas o bastante nunca é suficiente. E outra coisa acontece. Mais uma vez você diz: Agora pronto, não agüento mais. Cheguei no meu limite! Mas qual será nosso limite de fato? Acredito que somos muito mais fortes do que imaginamos. E a cada decepção, a cada sofrimento, vamos descobrindo e redescobrindo uma força interior. Coisas que, antes pareciam tão grandes, agora tornam-se proporcionalmente pequenas. E sentimentos tão traiçoeiros tornam-se dignos de pena. Para mim a inveja é um deles. Mas o que deixa as pessoas invejosas? Será que é solidão? Dor? Descontentamento? Será que são todos esses sentimentos juntos? Quantos olham para sua própria alma? Às vezes me assusto com a cegueira de certas pessoas. A inveja é um sentimento destruidor, muitas vezes fatal. Acredito que ela nasça da incapacidade do ser humano de olhar para dentro de si mesmo e ver o que há de bom em seu interior. São pessoas que não conseguem enxergar nada. Têm uma baixíssima auto-estima.

O invejoso acha que a culpa de seu fracasso é o sucesso do outro. E está sempre torcendo contra a felicidade: a do próximo e a dele também. Isso me faz lembrar algo que li certa vez: (...) quem tem luz própria não precisa apagar a luz de ninguém (...) Às vezes a nossa luz tem um brilho tão forte que incomoda. Por que não buscar um feixe de luz dentro de si, ao invés de tentar ofuscar o brilho de quem está iluminado? Pessoas invejosas não querem o que você tem. É pior. Querem que você NÃO tenha. Que triste! É lastimável! A inveja é um sentimento doloroso e angustiante, porque, com certeza traz consigo um sofrimento, uma impotência que só se mostra interiormente. Por isso dizem que a inveja “se esconde”. Já fiquei muito chateada por sentirem inveja de mim. Já me decepcionei com muitas pessoas, já me surpreendi com outras. Já sofri, já chorei, já falei e já calei. Hoje eu ESTOU diferente, mas não SOU diferente. Repensei os meus conceitos. Agora prefiro acreditar que se alguém me inveja, certamente é porque tenho algo de muito bom.

“A inveja é o mais dissimulado dos sentimentos humanos, não só por ser o mais desprezível, mas, porque se compõe de um conflito insolúvel entre a aversão a si mesmo e o anseio de autovalorização, de tal modo que a alma dividida fala para fora com a voz do orgulho e para dentro com a do desprezo, não logrando jamais aquela unidade de intenção e de tom que evidencia a sinceridade.” (OLAVO DE CARVALHO)


por Flávia Carvalho

7 comentários:

Anônimo disse...

É amiga, só são invejados aqueles que possuem muitas coisas boas!
Mas você está certa!
Pense sempre assim, somos muito mais que pensamos ser, por isso temos que em primeiro lugar nos valorizar!
Lispectos diz: "Sou mais do que eu." acho que é algo asim, mas ficou marcado essa frase da Clarisse.
Obrigado pelo seu comentário em meu Blog, espero que possa visitar o Retrato D´alma e a Moradadossonhos também.

Galego disse...

À minha inspiradora e principal crítica: aos poucos estou voltando, ta? Saindo do exílio e botando a cara de fora.
Beijo proce e parabens por mais uma descrição desta nossa realidade.

Anônimo disse...

Conheci várias pessoas. A maior parte muito me decepcionou. Pensei, por várias vezes, que se tratavam de pessoas amigas e... ledo engano. Conheço você há bastante tempo. Testemunhei seu crescimento em todos os sentidos. Hoje, te vejo madura, sábia, talentosa, equilibrada e verdadeira amiga. Passamos por muitos momentos juntas. Sofremos decepções causadas por "amigas" em comum. Inveja, né? Você sabe bem o que isso significa. Crescemos juntas. Nos fortalecemos. Nos unimos. Nossa amizade é verdadeira, assim como nós. Beijos de quem te admira. Rosilene Chaves.

Anônimo disse...

Oi amiga linda!
Adorei a msg...eu tbm já passei por isto...e é exatamente como penso...quem não tem brilho próprio..quer apagar quem tem...
Mas Deus é maior....é muito mais...e as vz as pessoas até conseguem as msmas coisas q temos...mas não o mesmo brilho que nós...Então como vc disse ...estamos pessoas melhores...e Felizes o que é melhor!!!
Bjos no coração! Vc é uma pessoa muito especial...azar de quem não acha...

Anônimo disse...

Olha só que maravilha. Adorei o texto e com certeza vc arrebenta, amei suas palavras continue escrevendo mais para nos abrilhantar na leitura.

Anônimo disse...

Amiga,
cada dia que passa sua inspiração melhora.
Seus textos estão maravilhosos...

Anônimo disse...

"Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue, que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares". Claro que incomodas muita gente: linda, inteligente, sedutora e meiga...difícil para os "contrários" assimilar isso tudo!!!!!!!!Vamos "entender", né? rsrsrs...